sexta-feira, 25 de maio de 2012

O QUE PRODUZ AS ONDAS DO MAR

O QUE PRODUZ AS ONDAS DO MAR ?

        Na verdade a resposta é bem simples , porém desconhecida  de nossos Oceanógrafos.   Ocorre que a LUZ VISÌVEL  exerce pressão sobre a matéria .     O valor desta pressão é exatamente 0,000 000 000 04  da Pressão Atmosférica exercida sobre 1 milha Quadrada  .       ( 1 Milha Quadrada  = 1609 x 1609 m  ).     Sendo assim, a Luz Solar pressiona a  lâmina d'água do  Mar produzindo uma  leve porém extensa depressão ,   por consequência   , se elevam as extremidades desta depressão.    Esta deformação põe a massa de água em movimento.     Seria análogo , você pressionar no meio um Colchão Inflado, consequentemente ele levanta nas extremidades.   Se o Leito do Mar fosse perfeitamente uniforme, nenhum movimento ocorreria, porque a Pressão seria exercida uniformemente em toda sua extensão.     È graças as diferenças de profundidade no seu leito que estes movimentos são gerados . As ondas se movem na direção dos pontos mais rasos.        A Luz da LUA , por seu turno, embora com menor intensidade, também produz este efeito.   Em noites de Lua Cheia as Ondas são visivelmente mais intensas. 
  Poderá alguém perguntar :    Porque este mesmo processo nao ocorre nos rios ? Respondo .  Por 2 motivos simples  :  a)  Seu Leito é muito uniforme , não gerando diferenças de pressão  
                                                 b)   Os rios são mto estreitos em relação ao seu comprimento , por  conseqüência  a pressão              exercida no sentido transversal do seu curso é insuficiente para produzir Ondas, porém o suficiente para fazê-lo correr num direção única.    È isto que faz com que as Águas de um Rio se desloque  no  sentido   " FOZ x ESTUÀRIO "   e não por ação de DECLIVE do seu Leito como alguns Geógrafos afirmam, até porque nem todos os Rios possuem declive uniforme na direção FOZ x ESTUÁRIO.
Este tema é bem mais complexo do que isto que expomos  acima , porém nosso objetivo não é formar  aqui um Tratado sobre As Ondas do MAR.        Devemos acrescentar também que o movimento de Rotação do Planeta  produz as Correntes Sub-marinas de profundidade aliado as diferenças de níveis do Leito,  mais a Influência de Rochas Ígneas Magnetizadas  bem como a influência dos 12 Vórtices Magnéticos distribuídos  equidistantemente ao longo da Linha do Equador  ...  este detalhe nossa Ciência ainda desconhece.
 Então a resposta para a pergunta proposta é esta .     
Pesquisando no Google sobre este assunto , vê-se que os Oceanógrafos  ,  são unânimes  em afirmar que são os Ventos que produzem as ONDAS do MAR ... ora , se assim fosse porque não produz o mesmo efeito nos Rios ?    Rios extremamente largos como o RIO  AMZONAS  , alguém já viu ondas  ?    No máximo , o VENTO  produz   CRISPAS na lâmina d’água dos Rios e dos Mares .     Em casos de ventos   fortes , geram-se   VAGALHÕES   e em casos de ventos Ciclônicos  geram-se Ondas de 3 ou 4 m  .  Isto ocorre devido ao grau de Viscosidade do Ar que adere à  superfície da água .    Mas num aspecto  os Cientistas estão certos ao afirmarem que em dias de Lua Cheia as Marés são mais intensas, porém eles não sabem  a razão de tal fenômeno.   Alguns afirmam que as Ondas do MAR são produzidas por influência do Campo Magnético da LUA , também como afirmam que este mesmo Campo influencia  no desenvovimento dos Vegetais , entre outros....     puro desconhecimento, ...  além de ser  desprovido de  Lógica ...  
A  Lua é um corpo celeste Morto , desprovido de Atmosfera e Força Gravitacional e se não possui Campo Magnético próprio como pode influenciar alguma coisa em Nosso Planeta ?     Na verdade , ela gira e possui uma Órbita definida  porque se apóia na Tangente do Campo Etéreo Magnético da terra que se estende até 450 mil Km de altura e é justamente este campo que por atrito a faz girar  como também a mantém prisioneira nesta Órbita.
Vejam como nos ensinam coisas sem lógica nas Faculdades e é aceito por todos sem questionamento da lógica... como são as Explicações sobre o campo Magnético da Terra, sobre a natureza dos Elétrons, da Corrente Elétrica, sobre os Movimentos dos Planetas, sobre a origem da matéria e outros.
Em tempo lembrei  :     Em 1873 , Maxwell  , demonstrou que a Radiação Solar produz pressão sobre as massas e mais tarde , não lembro exatamente quando, Nichols e Lebedew também comprovaram isto , porém nossos Cientistas  optaram por ignorar estas  experiências  por não compreenderem  a contento a Natureza da Luz e das Ondas Magnéticas... claro , estas coisas não são de Natureza Física ,poristo eles evitam esta ceara.    

2 comentários:

  1. Nossa, ótimo texto! Não estsva satisfeita com as respostas, pra mim não tava fazendo sentido as respostas que o que causava as ondas eram os ventos, porque se fosse assim os rios teriam mais ondas que o mar. Até que cheguei aqui e vi uma explicação plausível e sob a perspectiva de vários ângulos! Adorei, publique mais sobre o assunto! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. amei, sou da mesma opiniao k nao e so o vento k produz ondas

    ResponderExcluir